Publicado em

A importância de uma alimentação equilibrada

É cada vez mais comum ver pessoas comendo apressadas, olhando no celular, sem dar importância ao que está no prato. Muitas vezes são comidas pobres em vitaminas e nutrientes. Este artigo pretende mostrar porque a nossa alimentação merece mais atenção e cuidado.

Para um bom funcionamento, cada parte de nosso corpo precisa de nutrientes específicos. Esses nutrientes só são adquiridos por meio dos alimentos que ingerimos e, sem eles, nosso corpo fica sujeito a infecções e doenças.

Motivos pelos quais devemos nos alimentar melhor:

O sistema imunológico precisa de uma alimentação saudável para funcionar bem. Uma alimentação desregrada faz com que fiquemos doentes com mais facilidade. Alguns alimentos benéficos para o sistema imunológico: gengibre, espinafre e iogurte natural.
Pessoas que desejam emagrecer também precisam ficar atentos ao que comem. Consumir os nutrientes certos vai fazer com que emagreçam mais rápido e com mais facilidade. Se você consumir um alimento pobre em nutrientes, como fast foods, ficará com fome algumas horas depois, já que seu corpo não aproveitou quase nada do alimento.

O equilíbrio hormonal também é afetado com uma má alimentação, principalmente nas mulheres. A falta de nutrientes pode prejudicar o sono, afetar o humor e as emoções.
Comer bem significa cuidar do nosso corpo e da nossa saúde. Sem isso, até mesmo nosso trabalho é afetado, já que estamos mais estressados, temos dificuldade de nos concentrar e produzimos menos.
Um hormônio importante para a sensação de bem-estar é a serotonina. Alguns alimentos, como banana e abóbora, contêm o aminoácido triptofano, que estimula a produção desse hormônio.

Qual seria uma alimentação equilibrada?

O melhor profissional para definir a dieta mais indicada para cada pessoa é um nutricionista. De maneira geral, uma boa alimentação é colorida e variada. A maneira de preparo desses alimentos também é importante. É sempre bom evitar formas ricas em gorduras saturadas.

O sal e o açúcar são importantes, mas nunca em excesso. O consumo exagerado de sal altera a pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Muito açúcar pode levar à obesidade e o risco da diabetes aumenta.

Confira a seguir alguns grupos alimentares importantes em uma alimentação variada:

Frutas e verduras: ricas em vitaminas e minerais. Devem ser consumidas diariamente, sempre variando as cores.

Carboidratos: são fontes de energia. São encontrados em alguns legumes e raízes, mas principalmente em cereais integrais, como a quinoa. Alimentos com farinha branca não são os melhores, pois perdem alguns nutrientes. É sempre melhor optar pelas opções integrais.

Proteínas: muito importantes para o bom funcionamento do organismo. São encontradas em carne de origem animal, castanhas e soja. Elas também promovem sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite.

Laticínios: é a maior fonte de cálcio. Importante para os ossos, dentes e contrações musculares. A falta de cálcio é a principal causa da osteoporose. Leite, queijos e iogurtes são boas fontes de cálcio.

Fibras alimentares: são essenciais para o sistema digestivo, contribuem para a diminuição do colesterol e normalizam a pressão. A aveia e a quinoa são ótimas fontes de fibras.

Seguir uma alimentação saudável e equilibrada não é difícil. Acesse nossa loja virtual e confira as inúmeras opções de pratos que podem ser montados a sua escolha, de acordo com o que seu corpo precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *