Publicado em

Como manter uma alimentação equilibrada

 

Conheça os grupos alimentares para manter uma alimentação equilibrada

8 grupos alimentares para deixar o seu corpo em equilíbrio

 

 

Uma alimentação equilibrada é a chave para uma boa saúde! Saiba quais são os alimentos que você deve consumir para manter seu corpo em perfeito funcionamento.

 

  1. 2 a 3 porções diárias ajudam no bom funcionamento do intestino, pois fornecem fibras, além de nutrientes essenciais.

 

  1. Os carboidratos são as fontes primárias de energia para o organismo. Cereais, massas, frutas, leguminosas e tubérculos são fontes de carboidratos.

 

  1. Proteínas, que são importantes para a estrutura e funções celulares do organismo. Elas estão presentes em carnes, ovos, leguminosas, leites e derivados.

 

  1. Verduras e Legumes. Eles são responsáveis pelo fornecimento de diversas vitaminas e minerais e possuem baixas calorias. Consuma sem restrições!

 

  1. Cereais Integrais. Possuem um elevado teor de fibras o que os torna importantes para a promoção da saciedade, bom funcionamento do intestino, controle da glicemia e até mesmo redução da absorção de gorduras dos alimentos.

 

  1. Óleos Vegetais. A gordura vegetal nos fornece energia, regula o metabolismo, auxilia o funcionamento do intestino e é peça chave no transporte de vitaminas para as células.

 

  1. Oleaginosas: atuam como antioxidantes (combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento), já que possuem boas quantidades de selênio e vitamina E.

 

  1. Leguminosas: fornecem hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas (sobretudo ácido fólico) e sais minerais (como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *